terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dicas: Millennium - Os Homens que não Amavam as Mulheres


Depois do sucesso dos  livros escritos pelo sueco Stieg Larsson e dos filmes suecos feitos em 2009 e 2010, Hollywood ficou de olho na trilogia Millennium que ficou mundialmente famosa.


Millennium - Os Homens que não Amavam as Mulheres é a adaptação americana do primeiro livro da trilogia de Larsson. Para quem leu o meu post de Dicas sobre a trilogia Millennium sabe qual é a trama, mas para quem não leu é o seguinte: Mikael Blomkvist (Daniel Craig) é um jonalista que fundou e edita uma revista de economia chamada Millennium, com o objetivo de fiscalizar e denunciar as sujeiras do mundo corporativo. Em uma de suas matérias, Blomkvist é processado por difamar o industrial Hans-Erik Wennerström. Devido ao grande caos causado por esse julgamento, Blomkvist se afasta da revista, porém, é chamado por um antigo industrial chamado Henrik Vanger (Christopher Plummer) para investigar o desaparecimento de sua sobrinha-neta., que sumiu a mais de trinta anos. Blomkvist com a ajuda de Lisbeth Salander (Rooney Mara), uma hacker problemática, mas uma investigadora brilhante, começam a investigar o dasaparecimento da garota.


Nesta  nova versão dirigida por David Fincher  é muito mais fiel ao livro e melhor que a versão sueca (Pronto falei). Na minha opinião o filme sueco foi um tanto lento, as atuações não me cativaram, a não ser a atuação de Noomi Rapace que fez a Lisbeth (melhor coisa do filme).

Dessa vez Fincher utiliza de toda a sua técnica criando uma tensão do inicio ao fim do filme. Li que muitas pessoas sairam do cinema se sentindo mal, bom, isso também aconteceu comigo, deve ter acontecio por causa da violência que o filme possui, que é muito chocante, mas isso não o torna ruim, muito pelo contrário, Fincher junto com o roterista Steven Zaillian  mostram como realmente é o romance de Larsson, sendo fiel ao espírito da obra e quem gostou do livro provalvelmente vai gostar deste.

Daniel Craig convence como Mikael Blomkvist, em nenhum momento eu vi James Bond. Mas o filme é de Rooney Mara como Lisbeth (Que está completamente diferente). Para quem não se lembra, Mara fez  Erica Albright, a garota que termina o namoro com  Mark Zuckerberg (Jesse Einsenberg) em a A Rede Social, outro filme de David Fincher. Rooney Mara se entrega ao papel dessa personagem complexa e problemática de uma maneira brilhante, merecendo a indicação de Melhor Atriz ao Oscar 2012.


Outros pontos que são muito bons no filme é a trilha sonora composta por Trent Reznor e Atticus Ross, a edição, o som e a fotografia criando junto com Fincher um clima de tensão e de sufoco.

Espero que gostem do filme...

Nenhum comentário:

Postar um comentário