terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dicas: Batman - O Cavaleiro das Trevas


Depois da minha última postagem sobre A Piada Mortal, lembrei que tinha mais uma Graphic Novel para ser comentada: BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS (Batman: The Dark Knight Returns) de Frank Miller.

Primeiramente, vale ressaltar que Frank Miller estava em sua melhor fase; tinha acabado de escrever várias histórias do Demolidor (por sinal a melhor fase do herói até hoje, na minha opinião)  e foi chamado pele DC para escrever uma história do Batman. Para quem leu as HQs do Demolidor com Miller escrevendo sabe que havia altas doses de violência e ao mesmo tempo uma crítica social. Em Batman - O Cavaleiro das Trevas a coisa não foi diferente; mostrando o que seria um futuro alternativo, onde um velho Bruce Wayne com 50 anos volta a vestir o uniforme do morcego depois de uma aposentadoria de dez anos, causada pelo morte do segundo Robin (Jason Todd). O Cavaleiro das Trevas ressurge (não querendo fazer referência ao título do novo filme) para colocar a ordem Gotham City, que encontra-se em caos. Essa minisérie foi lançada em 1986 e causou um grande impacto nos leitores e na indústria de quadrinhos


Em seus desenhos Miller usou uma narrativa cinematográfica, como os quadros de televisão onde os repórteres ou os apresentadores de telejornal mostravam a situação urbana de Gotham e a opinião pública e de pessoas da mída  em relação ao ressurgimento do Batman; não apenas isso, mas nos faz refletir até onde podemos confiar em uma rede de que nos transmite informações. Seguido, mostrando o temor da sociedade america em relação a uma guerra nuclear e claro que não podia faltar uma crítica política para fechar um chave de ouro uma das melhores HQs já feitas por Frank Miller, que hoje é difícil de acreditar que um grande escritor/desenhista só tem feito porcaria ultimamente. Em relação ao conteúdo da obra, não quis ser muito profundo para não estragar a leitura de quem ainda leu. Só para lembrar a Panini relançou Batman - O Cavaleiro das Trevas em um encadernado de capa dura, contendo o Cavaleiro das Trevas 2 (muito ruim, não vele a pena ler ou ser comentado aqui no Blog) e entre outras coisas.

É isso leitores, espero que gostem do quadrinho. Boa leitura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário