quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dicas: O Guia do Mochileiro das Galáxias





Peço licença ao Sr. E para me apropriar dessa coluna no intuito de apresentar aos leitores o inigualável Guia do Mochileiro das Galáxias. Trata-se de uma “trilogia” de cinco livros, escrita pelo gênio Douglas Adams, que mostra uma incrível aventura espacial envolvendo o inglês Arthur Dent e seu amigo Ford Prefect. Através de seu humor sagaz e, muitas vezes, irônico, Adams cria personagens bizarros e situações inusitadas que servem como pretexto para satirizar e debochar de instituições e crenças.


 O livro traz como personagem principal Arthur Dent, um típico inglês de classe média. Naquele exato dia, ele estava preocupado com fato de sua casa estar sendo demolida para a construção de uma estrada. Entretanto, este era o menor dos problemas de Arthur. Nos próximos minutos ele ficaria sabendo que seu melhor amigo, Ford Prefect, é na verdade um extraterrestre vindo de um pequeno planeta perto de Betelgeuse, e que a Terra está prestes a ser demolida pelos Vogons (uma raça alienígena extremamente burocrática e mal-vista em toda a Galáxia) para a construção uma nova via espacial.

Graças a Ford Prefect, os dois conseguem escapar ilesos da demolição pegando carona na nave dos Vogons. Após serem expulsos do local de uma maneira nada amigável, eles acabam sendo resgatados pela nave Coração de Ouro, que tinha como tripulantes Zaphod Beeblebrox, o presidente da galáxia, Trillan, uma terráquea que Arthur havia conhecido em uma festa minutos antes de ela fugir com Zaphod, e Marvin, um robô depressivo, cujo desprezo pela vida só não se compara ao tamanho de sua inteligência.

O grupo então parte para uma jornada espacial em busca da Pergunta Fundamental da Vida, do Universo e Tudo Mais, já que a resposta havia sido calculada e não fazia o menos sentido.


Vale lembrar que o Guia do Mochileiro das Galaxias, que dá nome ao primeiro livro da série, é uma enciclopédia muito conhecida em todas as partes da galáxia, exceto na Terra. Douglas Adams descreve o Guia como sendo provavelmente o mais extraordinário dos livros publicados pelas grandes editoras de Ursa Menor, superando a grande Enciclopédia Galáctica por dois aspectos importantes: é ligeiramente mais barato e traz impressa na capa, em letras garrafais e amigáveis, a frase NÃO ENTRE EM PÂNICO.

A série é composta pelos livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, “O Restaurante no Fim do Universo”, “A Vida, o Universo e Tudo Mais”, “Até mais e Obrigado pelos Paixes” e “Praticamente Inofensiva”. Os cinco livros foram traduzidos e publicados aqui no Brasil pela editora Sextante.

PS: Quem não está interessado em ler a obra de Douglas Adams, mas mesmo assim quer saber qual a resposta que mobilizou os personagens nessa jornada espacial, pesquise no google “a resposta para a vida, o universo e tudo mais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário