Aproveitando que a Panini está relançando a Graphic Novel Batman - A Piada Mortal, decidi falar um pouco sobre uma das melhores histórias escritas com o Homem-Morcego.
Batman nos anos 80 estava em alta. Frank Miller em 1986 havia revolucionado o personagem em outra grande Graphic Novel Batman - O Cavaleiro das Trevas, porém, na piada mortal o protagonista não é o Batman e sim o Coringa.
Sendo breve e sem conter spoilers, afinal não quero estragar a leitura de quem ainda não leu, a Graphic Novel escrita por Alan Moore e desenhada por Brian Bolland, narra um dos mais intensos confrontos entre Batman e o Coringa. Batman vai até o Asilo Arkham para dar um fim neste embate que tem como o Coringa, porém, o Príncipe Palhaço do Crime (como ele próprio se dominava antigamente) foge do asilo, com isso o Cavaleiro das Trevas vai em sua busca.
Esta história é a que define o perfil psicológico do Coringa, e paralelamente mostra a sua origem. O Coringa quando foi criado em 1940 não tinha origem e possuía traços de um maníaco homicida, só que ao longo dos anos 50 e 60 foi perdendo essa característica, por causa do Comics Code Authority, tornado-se num bandido brincalhão. O Coringa só voltaria a suas origens nos anos 70 com Dennis O´Neil e Neal Adams que deram uma tom mais policial nas histórias do Homem-Morcego.
Uma das cenas de A Piada Mortal, desenhada por Brian Bolland (Reparem nos olhos do Coringa)
Neal Adams foi quem colocou outra característica que marcou a personagem: desenhou o Coringa como um homem muito magro e com o queixo alongado, que por sinal foi usado na Piada Mortal e na série animada feita nos anos 90 com Mark Hamill (o Luke Skywalker) dublando o palhaço do crime. Ai nos anos 80 Frank Miller e Alan Moore definiram a psicopatia do personagem. E ainda colocaram o Batman e o Coringa sendo cada lado de uma mesma moeda, ou seja, um completa o outro, o que é mostrado na Piada Mortal. Sem dúvida essa Graphic Novel foi quem inspirou o Coringa interpretado por Heath Ledger em Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008), reparem no diálogo entre ele e o Batman na cenas do interrogatório e na qual o Coringa está pendurado da cabeça para baixo.
Bom, é isso... Boa leitura.
parabéns ao senhor E pelo bom gosto e por manter o blog sem a ajuda de seus falsos companheiros (monólogo a 3, sei)
ResponderExcluirTem na Tutatis? Quanto?
ResponderExcluirE outra coisa: como administrador desse blog, tenho o orgulho de anunciar que ACABOU A FESTA DOS ANONIMOS. A partir de hoje, quem comentar terá que mostrar a cara. Atenciosamente, V.B.
ResponderExcluirComo assim "FESTA DOS ANONIMOS"?
ResponderExcluirEu fui pesquisar e percebi que ultimamente os comentários são meus, do Sr. E e de anonimos. Eu gostaria muito de saber quem está lendo o blog. E comentando como anonimo, fica impossível.
ResponderExcluirSr E., me permite fazer uma edição da coluna "Dicas"? Tenho uma em mente.
ResponderExcluirWill, na Tutatis não tem, mas como eu disse no post a Panini está relançando A Piada Mortal. Passa lá na Tutatis e pergunta quando vai vir. E claro que eu permito que tu faça uma coluna de Dicas.
ResponderExcluir