quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dicas: Batman - A Piada Mortal



Aproveitando que a Panini está relançando a Graphic Novel Batman - A Piada Mortal, decidi falar um pouco sobre uma das melhores histórias escritas com o Homem-Morcego.

Batman nos anos 80 estava em alta. Frank Miller em 1986 havia revolucionado o personagem em outra grande Graphic Novel Batman - O Cavaleiro das Trevas, porém, na piada mortal o protagonista não é o Batman e sim o Coringa.

Sendo breve e sem conter spoilers, afinal não quero estragar a leitura de quem ainda não leu, a Graphic Novel escrita por Alan Moore e desenhada por Brian Bolland, narra um dos mais intensos confrontos entre Batman e o Coringa. Batman vai até o Asilo Arkham para dar um fim neste embate que tem como o Coringa, porém, o Príncipe Palhaço do Crime (como ele próprio se dominava antigamente) foge do asilo, com isso o Cavaleiro das Trevas vai em sua busca.

Esta história é a que define o perfil psicológico do Coringa, e paralelamente mostra a sua origem. O Coringa quando foi criado em 1940 não tinha origem e possuía traços de um maníaco homicida, só que ao longo dos anos 50 e 60 foi perdendo essa característica, por causa do Comics Code Authority, tornado-se num bandido brincalhão. O Coringa só voltaria a suas origens nos anos 70 com Dennis O´Neil e Neal Adams que deram uma tom mais policial nas histórias do Homem-Morcego.



Uma das cenas de A Piada Mortal, desenhada por Brian Bolland (Reparem nos olhos do Coringa)


Neal Adams foi quem colocou outra característica que marcou a personagem: desenhou o Coringa como um homem muito magro e com o queixo alongado, que por sinal foi usado na Piada Mortal e na série animada feita nos anos 90 com Mark Hamill (o Luke Skywalker) dublando o palhaço do crime. Ai nos anos 80 Frank Miller e Alan Moore definiram a psicopatia do personagem. E ainda colocaram o Batman e o Coringa sendo cada lado de uma mesma moeda, ou seja, um completa o outro, o que é mostrado na Piada Mortal. Sem dúvida essa Graphic Novel foi quem inspirou o Coringa interpretado por Heath Ledger em Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008), reparem no diálogo entre ele e o Batman na cenas do interrogatório e na qual o Coringa está pendurado da cabeça para baixo.

Bom, é isso... Boa leitura.

7 comentários:

  1. parabéns ao senhor E pelo bom gosto e por manter o blog sem a ajuda de seus falsos companheiros (monólogo a 3, sei)

    ResponderExcluir
  2. E outra coisa: como administrador desse blog, tenho o orgulho de anunciar que ACABOU A FESTA DOS ANONIMOS. A partir de hoje, quem comentar terá que mostrar a cara. Atenciosamente, V.B.

    ResponderExcluir
  3. Eu fui pesquisar e percebi que ultimamente os comentários são meus, do Sr. E e de anonimos. Eu gostaria muito de saber quem está lendo o blog. E comentando como anonimo, fica impossível.

    ResponderExcluir
  4. Sr E., me permite fazer uma edição da coluna "Dicas"? Tenho uma em mente.

    ResponderExcluir
  5. Will, na Tutatis não tem, mas como eu disse no post a Panini está relançando A Piada Mortal. Passa lá na Tutatis e pergunta quando vai vir. E claro que eu permito que tu faça uma coluna de Dicas.

    ResponderExcluir