Dando continuidade a minha série de postagens, esta semana resolvi falar um pouco, ou melhor dar dicas de três filmes de um dos melhores atores que eu ja vi na tela, Robert De Niro. Robert De Niro não foi o ator da minha geração, pois nasci nos anos 90, mas minha mãe é fã dele e casualmente acabei virando também um grande fã. Nos anos 90 De Niro fez filmes muito bons, como: Tempo de Despertar, Os Bons Companheiros, Cabo do Medo, Cassino, Fogo Contra Fogo, entre outros. Mas nesta postagem eu irei apenas indicar três filmes que eu considero muito importantes para a carreira deste ator.
1. TAXI DRIVER (1976)
Taxi Driver para mim é a melhor atuação que De Niro já fez na sua carreira. É primeiro papel de uma série de filmes em que faz sujeitos que sofrem uma transformação física e psicológica. Esse primeiro filme é um grande exemplo. Aqui De Niro faz Travis Bickle, um motorista de taxi e soldado veterano do Vietnã, que é um alienado na cidade de Nova York. Em seu taxi ele observa toda a ´´sujeira``, como ele próprio diz no filme, da cidade e quando a jovem Iris (Jodie Foster), uma prostituta de 12 anos de idade, entra no seu táxi certa noite para fugir de seu cafetão, Travis torna-se obcecado em salvá-la e irrompe com violência contra o que julga ser a escória que contamina a cidade. Esse filme fez com que Robert De Niro, Jodie Foster, que apenas tinha 14 anos na época, e o diretor Martin Scorsese ficassem consagrados. O filme acabou sendo indicado a quatro estatuetas do Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator (Robert De Niro), Melhor Atriz Coadjuvante (Jodie Foster) e Melhor Trilha Sonora (Bernard Herman, compositor dos filmes dirigidos pelo Mestre do suspense Alfred Hitchcock).
2. TOURO INDOMÁVEL (1980)
Martin Scorsese estava em declino por causa do fracasso de seu último filme New York, New York e também por causa das drogas. Robert De Niro desde 1976 tentava convecer Scorsese a filmar a vida violenta e desregrada do pulgilista Jake Lamotta, mas Scorsese não mostrava interesse em filmar um filme de boxe, como ele mesmo disse uma entrevista: ´´Eu não entendo nada de boxe``. Mesmo assim em 1979 De Niro convenceu seu amigo e diretor Scorsese a filmar a biografia do pugilista, surgindo um dos filmes mais famosos e emocionantes do cinema, o Touro Indomável. Esse é um filme que comprova que De Niro encarna o personagem de uma maneira extrema, começando pela parte física: no incio seu personagem Jake Lamotta apresenta um bom aspecto físico (como na foto acima), ao decorrer da trama ela fica obeso (como na foto abaixo), e não é maquiagem, De Niro realmente engordou para ficar daquele jeito.
Pela parte psicológica: Jake Lamotta sempre foi uma pessoa violenta e só foi piorando até acabar com sua carreira de lutador. O filme rendeu a Robert De Niro seu segundo Oscar, mas desta vez de Melhor Ator, ele havia ganhado em 1974 como Melhor Ator Coadjuvante em O Poderoso Chefão Parte II no qual interpretava o Jovem Vito Corleone. Além de De Niro, Thlema Schoonmaker, a montadora do filme, ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Edição e Martin Scorsese foi indicado como Melhor Diretor, porém acabou perdendo para Robert Redford em Gente Como a Gente, que também acabou sendo o grande vencedor da estatueta de Melhor Filme.
3. CABO DO MEDO (1991)
A dupla De Niro e Scorsese volta mais uma vez com um grande filme, Cabo do Medo. Esse filme é uma refilmagem de um clássico do cinema dirigido por J. Lee Thompson em 1962 e tendo como estrelas Grogory Peck e Robert Mitchum. A premissa é o seguinte Max Cady, um recém-libertado da penitenciária, vai em busca de vingança contra Sam Bowden, um advogado que testemunhou decisivamente para a sua condenação. No filme de 1962 Thompson cria um clima de suspense no mesmo estilo de Hitchcock, além de ter a trilha composta por Bernard Herman (compositor dos filmes de Hitchcock). No clássico de 1962 Gregory Peck interpreta Sam Bowden e Robert Mitchum interpreta Max Cady, no remake é Nick Nolte que assuma o papel de Gregory Peck e Robert De Niro que assume o papel de Robert Mitchum. No filme de 1991 Scorsese e o roterista John D. MacDonald deram uma complexibilidade a mais na trama, colocando Sam Bowden como o advogado de defesa de Max Cady, que agora o acusa de ter sido negligente em sua defesa no tribunal, e o casal Bowden nessa versão não esta em harmonia, diferente com a versão de 1962. De Niro nesse filme esta completamente assustador, mais que Robert Mitchum na minha opinião, tendo o corpo todo coberto por tatuagem em que há passagens da bíblia e a balança do direito.
Bom, é isso, espero que as dicas tenham sido boas.